Trail das Azenhas

Regulamento

Apelamos a todos os participantes que procedam ao levantamento dos dorsais na véspera da prova, salvaguardando o dia da corrida para levantamentos excepcionais. Não nos responsabilizamos por atrasos caso os participantes cheguem todos em simultâneo e muito próximo da hora de partida. Tenham em atenção a necessidade de estacionar atempadamente num local que provavelmente desconhecem. As vitórias atingem-se com preparação. Antecipem as dificuldades e cheguem cedo para evitar contratempos.

Nota prévia

É preciso ter a condição física adequada às características desta prova exigente, que junta ao mesmo tempo alta quilometragem, longa duração, terreno montanhoso, grandes desníveis, exposição ao sol, etc.
Ao inscrever-se está a concordar na íntegra com o presente regulamento.
A cronometragem será efetuada de forma eletrónica. O chip deve ser colocado devidamente na sapatilha, caso o mesmo esteja mal colocado, o atleta poderá não obter classificação na prova.
O chip é entregue no ato de levantamento do dorsal. O chip tem que ser entregue à organização logo após cortar a linha de meta (a sua não-devolução implica o pagamento de 10€ à organização).
Em caso de não participação/desistência deve devolver o chip à organização (a sua não devolução implica o pagamento de 10€ à organização).
A prova realiza-se em pleno Verão, sendo imprescindível uma correta hidratação antes, durante e depois do exercício físico. Aconselhamos a paragem em todos os abastecimentos para beber e alimentar-se convenientemente.
A veracidade dos dados fornecidos é da responsabilidade do participante, inclusive para efeitos de Seguro. A incorreção no fornecimento de dados pode implicar a desresponsabilização do seguro em caso de acidente ou morte.
Mantenha-se no trilho traçado;
Preserve a flora e evite perturbar a fauna;
Não deixe lixo ou outros vestígios de passagem; Não faça lume;
Não colha amostras de plantas ou rochas;
Seja afável com as pessoas que encontre no local.
Em caso de um participante não poder participar e/ou as condições climatéricas não permitirem a realização do evento ou seu cancelamento, a organização não se vê na obrigação de devolver o valor das inscrições, assim como o reembolso aos patrocinadores.
Não se aceitam alterações dos dados fornecidos pelos participantes.
O presente regulamento está sujeito a alterações.

1. Condições de participação

1.1. Idade de participação nas diferentes provas

Serão 3 os tipos de prova do Trail das Azenhas 4.0: a caminhada/minitrail de 10 km, o trail curto de 18 km e o trail longo de 28 km. Os atletas devem inscrever-se na prova que mais se adeqúe à sua condição física e psicológica. O terreno será essencialmente montanhoso, podendo pontualmente cruzar estradas municipais e nacionais.
Caminhada – 10km: É uma prova com baixo nível de dificuldade, aberta a todas as idades.
Trail curto – 18km: É uma prova com um nível de dificuldade média. A idade mínima exigida para a inscrição é de 16 anos na data da realização da prova;
Trail longo – 28km: É uma prova com um nível de dificuldade média/alta. A idade mínima exigida para a inscrição é, de 18 anos na data da realização da prova;

Os menores de 18 anos, têm que apresentar um termo de responsabilidade disponibilizado no ato de inscrição, que deve ser assinado pelo encarregado de educação e entregue aquando do levantamento do dorsal.

1.2. Inscrição regularizada

Para a participação na prova o atleta deverá realizar a sua inscrição no site www.traildasazenhas.pt até ao dia 8 de julho de 2017 e proceder ao respetivo pagamento. Ao regularizar a inscrição estará a aceitar todas as normas constantes do presente regulamento.
O levantamento do dorsal carece de apresentação do documento de identificação referido na inscrição e os menores de 18 anos tem simultaneamente que entregar o termo de responsabilidade devidamente assinado pelo encarregado de educação.

1.3. Condições físicas

É imprescindível que o atleta esteja consciente das características desta prova, que decorrerá em terreno montanhoso, por trilhos onde a terra batida, as raízes das árvores, as pedras e outros obstáculos serão uma constante. Aconselha-se o estudo das distâncias, altimetria e dificuldade técnica de cada prova para que se possa inscrever na distância que melhor se adequa à sua preparação física e mental. Deve adquirir, antes do evento, capacidades físicas que permitam a realização da prova sem lesões assim como capacidades reais de autonomia em montanha que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de provas. É expectável que os atletas estejam devidamente preparados para enfrentar, sem ajuda externa, condições ambientais e climatéricas adversas tais como frio e chuva ou sol e calor intenso; Cada participante tem que estar preparado para gerir os seus problemas físicos e mentais decorrentes de fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e articulares, assim como pequenas lesões.

1.4. Definição possibilidade ajuda externa

É dada aos participantes a possibilidade de assistência pessoal em caso de emergência desde que dessa ajuda não advenham vantagens competitivas ou de algum modo prejudiquem os outros participantes.

1.5. Colocação dorsal

O dorsal é pessoal e intransmissível. A sua colocação deve ser feita antes do controlo zero com alfinetes de segurança. Este deve estar em local facilmente visível aos elementos da organização sendo a zona correta para fixação abaixo do peito.
Em caso de desistência o atleta deverá entregar o dorsal à organização no secretariado da prova, comunicando dessa forma a sua desistência.

1.6. Regras conduta desportiva

Todo o comportamento que seja considerado pela organização como inadequado e que vá contra a filosofia deste tipo de evento, onde se privilegia o espírito de entreajuda, o respeito por pessoas e bens, a protecção da natureza e dos animais, serão alvo de desqualificação e comunicados às autoridades sempre que se justifique.

2. Prova

2.1. Apresentação da prova / Organização

Designação publicitária: Trail das Azenhas 4.0
Designação institucional: 4ª Edição do Trail das Azenhas

O Clube de Praticantes “Correr Antas à Noite” com o apoio da Junta de Freguesia de Antas, Junta de Freguesia de Castelo do Neiva e Câmara Municipal de Esposende organizam, no dia 22 de julho de 2018, o Trail das Azenhas 4.0. O Trail será constituído por 3 provas: a caminhada/Mini trail de 10 km, o trail curto de 18 km e o trail longo de 28 km. A competição terá início e fim junto à Igreja Paroquial de Antas, em Antas – Esposende. Emoldurada pelos Montes da Senhora da Guia, Monte D’Antas e Cividade a freguesia de Antas tem as condições naturais ideais para esta prova, que contará com alguns apontamentos de aventura ao longo do rio Neiva e das diversas azenhas que dão nome a este evento.

LOCAL DE CONCENTRAÇÃO, PARTIDA E CHEGADA Estacionamento Banhos
Igreja Paroquial de Antas, na Freguesia de Antas, concelho de Esposende. (Coordenadas para GPS: 41.59948,
-8.766661);1
Nas imediações da Igreja Paroquial de Antas; No local, em balneários de campanha.

2.2 Programa / Horário

Sábado – dia 21 de julho
14h30– Abertura do secretariado e entrega de dorsais (salão da Igreja Paroquial de Antas)
19h30– Encerramento do secretariado

Domingo – dia 22 de julho
07h00 – Abertura do secretariado (salão da Igreja Paroquial de Antas);
07h30 – concentração na Igreja Paroquial de Antas;
08h00 – controlo zero;
08h30 – Partida Trail Longo;
09h00 – Partida Trail Curto;
09h15 – Partida Caminhada / Minitrail;
11h10– Chegada prevista dos primeiros atletas do Trail curto 18 km;
12h00– Chegada prevista dos primeiros atletas do Trail longo 28 Km;
13h00– Cerimónia de entrega de prémios;
15h00 – Encerramento do Trail das Azenhas 4.0

2.3. Distância (categorização por distância) / altimetria (desníveis positivo e negativo acumulados) / Categorização de dificuldade ATRP

(categorização por distância)/ altimetria (desníveis positivo e negativo acumulados)/ Categorização de dificuldade ATRP

A organização reserva o direito de alterar as distâncias e o acumulado se for justificável sem variações superiores a 10%.
O Trail Longo tem a distância aproximada de 28km e um desnível positivo de ±1200m tendo a classificação de Trail Longo Grau 2 (conforme ATRP). Altimetria: (em construção)
O Trail Curto tem a distância aproximada de 18km e um desnível positivo de ±800m tendo a classificação de Trail Curto Grau 2 (conforme ATRP). Altimetria: (em construção)
A Caminhada/Minitrail terá uma distância de 10 km e não terá classificações.
A organização aconselha a leitura da distância/altimetria finais, antes do início da prova.

2.4. Mapa / Perfil altimétrico / descrição do percurso

Mapa: Não divulgado

Perfil altimétrico: (em construção)

Descrição do percurso: O percurso é feito em trilhos de montanha, passando por rios e azenhas. O terreno é maioritariamente em terra batida com alguma pedra, podendo pontualmente passar por alcatrão e paralelo.

2.5. Tempo Limite

Os atletas podem fazer o percurso a correr ou a caminhar desde que não ultrapassem os tempos limites estabelecidos em cada posto de abastecimento.
Os “Corredores Vassoura” ou o responsável de cada controle terão poder para retirar da prova qualquer corredor se o seu tempo na corrida, ou o seu estado de saúde assim aconselhar.
O corredor que se retirar deverá avisar a organização (secretariado) do seu abandono, entregando à mesma o seu dorsal e chip.
Ultrapassando o tempo de passagem limite, os atletas deverão desistir, garantindo a organização transporte desde os postos de abastecimento até ao local de concentração/meta. A partir desse momento a organização não garante a segurança dos atletas e os elementos da organização que fecham os percursos podem mesmo recolher as fitas sinalizadoras.
Se a organização recomendar a desistência do atleta devido ao seu estado de saúde, este deverá obedecer, de modo a garantir o seu bem-estar.

KM 8 12 18 28
TEMPO LIMITE TL 28K 02:00 03:00 04:30 05:30
TEMPO LIMITE TC 18K 02:00 03:00 04:30  -/-

2.6. Metodologia de controlo de tempos

Controlo realizado através de um chip que o atleta tem de validar em cada um dos postos de controlo. A não entrega e/ou perda de um chip à organização é da exclusiva responsabilidade do participante. Ficarão a cargo dos participantes todos os custos associados à sua reposição.

2.7. Postos de controlo

Durante o percurso existirão alguns postos de controlo surpresa distribuídos aleatoriamente e cronometragem intermédia.

2.8. Locais de abastecimento (Sujeito a alteração)

-/- KM8 KM12 KM22 FINAL
TL28K Líquido Líquido e Sólido Líquido e Sólido Líquido e Sólido
TC18K Líquido Líquido e Sólido -/- Líquido e Sólido
CAMINHADA/MINITRAIL Líquido e Sólido -/- -/- Líquido e Sólido

Nos postos de abastecimento não serão cedidos copos nem garrafas, os participantes devem ser portadores do seu próprio material para se hidratarem. Qualquer lixo deve ser imediatamente deixado nos recipientes propositadamente colocados para o efeito à saída dos postos de abastecimento.

2.9. Material aconselhado

Todos os participantes nas provas deverão ter em atenção que, pela dureza da prova e dificuldades acrescidas pelas condições atmosféricas que se poderão verificar, é recomendado/aconselhável que se façam acompanhar do seguinte material:

– Roupa de corrida confortável e um par de sapatilhas adequadas para a corrida em trilhos.

– Mochila ou equipamento similar com reservatório de líquidos e reforço energético, copo ou recipiente para hidratação.

Deixamos ainda à consideração dos participantes o transporte de: manta térmica de sobrevivência; apito; corta-vento.

É obrigatório o uso do dorsal assim como um telemóvel operacional.
A organização poderá em qualquer momento da prova solicitar a verificação deste material. O incumprimento desta norma é punida com desclassificação.

2.10. Informação sobre passagem de locais com tráfego rodoviário e propriedades privadas

As provas decorrem em “open road”, no entanto, membros da organização estarão responsáveis pelo controle do tráfego no atravessamento das vias rodoviárias com mais movimento de trânsito. Existem vias secundárias de tráfego em que os participantes devem cumprir as regras de trânsito nas estradas de uso público, devendo ainda respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento e desclassificação da prova.

2.11. Penalizações/ desclassificações

Será penalizado ou desclassificado todo aquele que:

    • Não cumpra o presente regulamento;
    • Não complete a totalidade do percurso (desclassificado);
    • Deteriore ou suje o meio por onde passe (desclassificado);
    • Alteração do dorsal (desclassificado);
    • Ignore as indicações da organização (desclassificado);
    • Tenha alguma conduta antidesportiva (desclassificado);
    • Não passe nos postos de controlo (desclassificado);
    • Não seja portador do material obrigatório, telemóvel com bateria carregada e dorsal (desclassificado).

A organização impedirá em futuras edições as inscrições de participantes que sejam abrangidos por alguma das últimas duas alíneas.

2.12. Responsabilidade perante o atleta

A inscrição na prova implicará total aceitação do presente regulamento.
Os participantes serão responsáveis por todas as ações suscetíveis de produzir danos materiais, morais, ou de qualquer outra natureza, a si mesmos e/ou a terceiros.
A organização declina toda a responsabilidade, em caso de acidente, de negligência, ou de roubo de objetos e/ou valores, de cada participante.
Fica a organização, bem como quaisquer dos envolvidos na organização da prova, isentos de responsabilidade resultante dos atos acima descritos.

2.13. Seguro

Seguro desportivo está de acordo com a lei em vigor.
O organizador subscreve um seguro obrigatório desportivo durante a vigência do evento.
Em caso de acidente, o participante deverá, em primeiro lugar, contatar a organização, a qual providenciará o seu encaminhamento para a instituição médica mais adequada ao seu estado de saúde, juntamente com o impresso de participação de sinistro com o respetivo número da apólice, carimbado e assinado pelo clube (tomador do seguro). Por vezes e, dada a urgência/gravidade de alguns acidentes, torna-se impossível diligenciar o preenchimento da participação no ato do sinistro.
Nestas circunstâncias, a participação do sinistro poderá ser tratada após concluídos os primeiros socorros ao participante.
Todo e qualquer documento de despesa relacionado com um sinistro já participado, será previamente liquidado pelo respetivo sinistrado e os seus originais enviados à seguradora para posterior reembolso.
A organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo
oportuno para ativar o seguro.
Os participantes com mais de 65 anos e até aos 75 anos só estão cobertos pela garantia de morte por acidente.

Coberturas:
MORTE OU INVALIDEZ PERMANENTE: 27.389,00 €
DESPESAS DE TRATAMENTO: 4.383,00 – Franquia 50€ p/sinistro (Valor da franquia suportado pelo atleta)
DESPESAS FUNERAL: 2.192,00 €

3. Inscrições

3.1. Processo inscrição

As inscrições terão que ser efetuadas online no site: www.traildasazenhas.pt.
Após o processo de inscrição os participantes recebem uma referência Multibanco para pagamento da mesma.
Cada participante deve preencher corretamente o formulário de inscrição e pagar o valor da mesma no prazo estipulado, sendo o participante responsável pela veracidade dos seus dados.
A organização não se responsabiliza, por eventuais recusas de responsabilidade, por parte da seguradora, resultantes da incorreta inserção dos dados no formulário de inscrição por parte do participante. O único meio disponível para pagamento é o MB – Multibanco.
Não é necessário o envio do comprovativo de pagamento.
Após confirmação do pagamento, o nome do atleta vigorará na lista de inscritos atualizada. O pagamento da taxa de inscrição implica uma reserva de lugar.
Qualquer esclarecimento adicional deverá ser solicitado por e-mail para geral@traildasazenhas.pt.

3.2. Valores e períodos de inscrição

1 de Abril a 13 de Maio de 2018
Trail Longo 28 km – 10 € (Dez euros)
Trail Curto 18 km – 8 € (Oito euros)
Caminhada 10 km – 7€ (Sete euros)

Entre 14 de Maio e 17 de Junho de 2018
Trail Longo 28 km – 11 € (Onze euros)
Trail Curto 18 km – 9 € (Nove euros)
Caminhada 10 km – 8 € (Oito euros)

Entre 18 de junho e 8 Julho de 2018
Trail Longo 28 km – 12 € (Doze euros)
Trail Curto 18 km – 10 € (Dez euros)
Caminhada 10 km – 9 € (Nove euros)

Caso ainda não tenha sido atingido o limite máximo das inscrições, até ao dia da prova, poderá concluir a inscrição com o agravamento de 2,5€.
O pagamento terá que ser realizado obrigatoriamente até à data definida no momento da inscrição, por Multibanco. Após este prazo as inscrições ficam canceladas por falta de pagamento. Todas as inscrições pagas após este período serão devolvidas com uma penalização de 2,50€ devendo ser reclamadas por e-mail para: geral@traildasazenhas.pt. Ainda é possível concluir a inscrição, caso ainda não tenha sido atingido o limite máximo das inscrições e regularizando o pagamento do valor da inscrição à data da solicitação, sendo sempre necessário contacto direto com a organização para: geral@traildasazenhas.pt.
As inscrições estão limitadas a 150 atletas (10K) e 850 atletas (18+28K) confirmados.
O valor de inscrição inclui: dorsal, seguro de acidentes pessoais, abastecimentos, banhos, jersey técnico e reforço alimentar na meta.

3.3. Condições de devolução do valor de inscrição

Em momento nenhum o valor da inscrição será devolvido. Desistências, lesões, doenças, e situações análogas são consideradas situações normais neste tipo de eventos e tem que ser assumidas pelos participantes como tal.
A cedência de inscrição a outra pessoa pode ser solicitado quando um participante tiver comprovadamente um impedimento para fazer a prova, desde que o mesmo esteja associado a um acidente ou a uma doença diagnosticada após o registo na prova.
A cedência de inscrição deve ser solicitado por e-mail, utilizando para o efeito o mesmo endereço utilizado na inscrição do participante, para geral@traildasazenhas.pt ou em alternativa, por carta registada para Junta de Freguesia de Antas – Rua Padre Apolinário Rios, 3 4740-012 Antas – Esposende. A este pedido terá de ser anexado o atestado médico.
Não serão aceites cancelamentos por telefone.
A organização não procederá ao “congelamento” de inscrições.
Se o evento for cancelado por razões alheias à vontade da organização, até à data limite das inscrições, haverá direito a reembolso numa determinada percentagem calculada pela organização, que permita cobrir os gastos até então assumidos com o evento.

3.4. Material incluído com a inscrição

TL – 28 km e TC- 18 km
Dorsal personalizado e CHIP para cronometragem de prova
Seguro de acidentes pessoais
Banho
Abastecimentos líquidos e sólidos e reforço alimentar na meta
Medalha Finisher ou lembrança e T-Shirt técnica
Inscrições concluídas após o dia 8 de julho de 2018 apenas é garantido o dorsal para cronometragem.

Caminhada/Minitrail 10 Km
Abastecimentos líquidos e sólidos e T-Shirt.
A organização poderá acrescentar e/ou substituir algumas destas ofertas por outras similares.

3.5. Secretariado da prova/ horários e local

O secretariado funcionará no Salão da Igreja Paroquial de Antas no sábado, dia 21 de julho de 2018, entre as 14h30 e as 19h30 e no dia 22 de julho de 2018 entre as 7h00 e as 8h30.
(Coordenadas para GPS: 41.599595, -8.766557 | 41° 35” 58.542” N 8° 45” 59.605” W).

3.6 Serviços disponibilizados

Disponibilizamos serviço de massagem (conforme disponibilidade) e balneários no final da prova, junto à zona da meta.

4. Categorias e Prémios

Existirão prémios (troféu) para os três primeiros classificados, masculinos e femininos, do Trail longo e Trail curto.

4.1. Definição data, local e hora entrega de prémios

A cerimónia de entrega de prémios ocorrerá junto da zona da meta pelas 13h00 após a chegada dos primeiros atletas do Trail longo.

4.2. Definição das categorias etárias / sexo individuais e equipas

FSÉNIORES 18 a 39 anos MSÉNIORES 18 a 39 anos
F40 40 a 49 anos M40 40 a 49 anos
F50 50 a 59 anos M50 50 a 59 anos
F60 Mais de 60 anos M60 Mais de 60 anos

Cada prova terá uma classificação individual masculino e feminino, por escalão etário.

Nota: Para efeitos de classificação dos atletas nos escalões será considerado o ano de nascimento do atleta, ou seja considera-se a idade que o atleta terá a 31 de Outubro do corrente ano. Ex: Um atleta que faz 40 anos em 31 de Outubro, será classificado no escalão M40.

4.3 Prazos para reclamação de classificações

Toda e qualquer reclamação deve ser colocada por escrito e remetida ao director de prova. Na re- clamação deve constar o nome do reclamante, n.º B.I./cartão de Cidadão, nome do(s) participante(s) afectados, n.º do dorsal e motivos que alegam. As classificações provisórias também podem ser alvo de reclamação, 30 minutos após a sua publicação.
Qualquer reclamação e protesto têm que ser apresentado por escrito, juntamente com a quantia de 50 euros, a qual será devolvida se o protesto for considerado procedente.
O Júri é composto pelo director de prova, que preside, por um técnico de Desporto e por um membro da Junta de Freguesia.
O Júri pronunciar-se-á antes da afixação dos resultados oficiais.
As decisões tomadas pelo júri são soberanas e não são objecto de recurso.

5. Informações

5.1. Como chegar

Usar google maps

5.2. Onde ficar

Preços especiais para atletas em hotel a definir.

5.3 Locais a visitar

www.visitesposende.com/pt/13-o-que-fazer/

6. Marcação e controles

O percurso estará marcado com fitas com a indicação sendo obrigatória a passagem pelos controlos estabelecidos.

7. Responsabilidade ambiental

Respeito absoluto pela natureza e pelos animais. A organização pretende deixar o percurso pelo menos igual ao que encontrou e por isso cada atleta terá que ser responsável pelo transporte de todos os invólucros e resíduos naturais (mesmo que biodegradáveis), ou não naturais, provenientes de géis, barras e/ou outros. Os resíduos deverão ser depositados obrigatoriamente nos cestos instalados durante o percurso, nomeadamente nos abastecimentos e na zona da meta. Relembramos que os comportamentos que violem este princípio serão punidos com desclassificação.

8. Direitos de imagem

A aceitação do presente regulamento implica, obrigatoriamente, que o participante autoriza aos orga- nizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe também a sua concordância para que a organização possa utilizar a imagem do atleta para a promoção e difusão da prova em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos à sua exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do atleta, a receber qualquer compensação económica.

9. Apoio e emergência

Haverá equipas de apoio, socorro e emergência para prestar os cuidados aos participantes que deles necessitem.

10. Casos omissos

Os casos omissos deste regulamento, serão resolvidos pela Organização, de cujas decisões não haverá recurso.

11. Diversos

Os participantes ficam obrigados a auxiliar os acidentados. A organização reserva-se o direito a realizar as modificações que considere necessárias dependendo das diferentes condições encontradas no dia do evento, assim como à suspensão da prova se as condições não permitirem o seu desenvolvimento em segurança. Este regulamento ainda pode ser alterado de modo a que fique mais completa a informação.
A organização reserva-se o direito a realizar as modificações que considere necessárias dependendo das diferentes condições, assim como à suspensão da prova se as condições meteorológicas assim o obrigarem, ou devido a força maior.

Este regulamento foi efetuado de acordo com o “regulamento tipo” da Associação de Trail Running de Portugal, com algumas alterações consideradas importantes.

Todas as informações adicionais serão comunicadas via página oficial da prova www.traildasazenhas.pt e na página do facebook facebook.com/traildasazenhas.

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